segunda-feira, outubro 06, 2014

Depressão X Amamentação

Um novo estudo com mais de 10.000 mães mostrou que as mulheres que amamentam seus bebês estavam em risco significativamente menor de depressão pós-parto do que aquelas que não o fizeram.

O estudo, realizado por pesquisadores do Reino Unido e da Espanha, publicado na revista Maternal and Child Health, mostra que as mães que planejaram amamentar e que de fato amamentaram tinham cerca de 50% menos chance de ficarem deprimidas do que as mães que não tinham planejado e que não amamentaram. As mães que planejaram amamentar, mas que não amamentaram, tinham chance mais de duas vezes maior de ficarem deprimidas do que as mães que não tinha planejado e que não amamentaram. A relação entre amamentação e depressão foi mais pronunciada quando os bebês tinham 8 semanas de vida, mas muito menor quando os bebês tinham oito meses de idade ou mais. A depressão também foi avaliada em dois momentos durante a gravidez, permitindo que os pesquisadores levassem em consideração as condições de saúde  mental pré-existentes das mães.

Este é um dos maiores estudos desse tipo, além de ser um dos poucos estudos que levaram em consideração a saúde mental pregressa das mães, fatores socioeconômicos como renda e status de relacionamento e outros potenciais fatores de confusão, tais como foi o parto e se os bebês eram prematuros. "O aleitamento materno tem benefícios bem estabelecidos para os bebês em termos de saúde física e desenvolvimento cognitivo; o presente estudo mostra que beneficia também a saúde mental das mães", diz a Dra. Maria Iacovou, da University of Cambridge’s Department of Sociology

Nenhum comentário:

Postar um comentário