terça-feira, julho 23, 2013

Descongestionantes X Defeitos em bebês

Um artigo publicado pelo American Journal of Epidemiology mostra que o uso de descongestionantes nasais orais e possivelmente intranasais pode estar associado a defeitos congênitos específicos ao nascimento!

Usando dados do Slone Epidemiology Center Birth Defects Study, de janeiro de 1993 a janeiro de 2010, foi testada esta hipótese em 12.734 recém-nascidos com malformações (casos) e 7.606 crianças no grupo controle, sem malformações, nos EUA e Canadá. Após análises estatísticas, os resultados mostraram 3 associações que apoiaram achados anteriores: associações entre fenilefrina e defeitos do coxim endocárdico, fenilpropanolamina e malformações no ouvido e fenilpropanolamina e estenose pilórica. Evidências acumuladas apoiam associações entre o uso de descongestionantes orais e, possivelmente, intranasais no primeiro trimestre e o risco de alguns defeitos congênitos específicos frequentes.

Uma vez que os riscos absolutos para estes defeitos congênitos raros ainda são muito pequenos, mulheres grávidas não devem ficar em pânico depois de ter usado esses medicamentos, mas todo e qualquer medicamento, até um spray nasal, só deve ser usado se o obstetra liberar seu uso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário