terça-feira, julho 30, 2013

Coqueluche

Fazia tempo, mas muito tempo que eu não ouvia falar em coqueluche e fiquei abismada quando soube que Balder, recém nascido de Flávia Sampaio e Eike Batista, está internado desde a última quarta (24) com a doença!

A coqueluche é uma doença causada por uma bactéria chamada Bordetella pertussis e o contágio se dá direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar, ou seja, alguém contaminado passou a infecção ao bebê!

Normalmente começa como um quadro gripal com febre baixa, coriza, espirros e tosse, chamada de tosse cumprida porque ocorre um episódio sucessivo de outro, muitas vezes mal deixando o doente respirar. O esforço é tanto pra tossir que a criança pode até ficar com a face azulada (cianótica) e vomitar. Existe vacina contra a doença, a clássica vacina tríplice (DPT), administrada aos 2,4 e 6 meses de vida, com reforço aos 15 meses e aos 5 anos.

E permanece a orientação pra quem tem recém nascido: só saia de casa pra o pediatra e pra tomar vacina. Evite festinhas, shoppings, viagens e aglomerações. O sistema imunológico do bebê ainda está em formação. Lave sempre as mãos antes de pegar no bebê (isso vale pra mãe,pai, vovó, irmãozinho, babá e visitas) e quando for manipular os alimentos. Se estiver gripado, tossindo NUNCA vá visitar um recém nascido. Nos consultórios médicos evite ficar próximo de crianças doentes. Quando Leo era bebê eu ia às consultas com meu esposo e um dos dois sempre ficava do lado de fora da clínica até chegar a hora do atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário