quarta-feira, abril 10, 2013

Repelente Infantil: Novas Regras

A dengue está solta por aí e a ANVISA resolve mudar algumas regras na fabricação e venda de repelentes infantis. A primeira medida foi vetar que a embalagem do repelente tenha apelo infantil, como desenhos e carinhas. Sério! Tão achando que é biscoito? A justificativa é que a criança poderia se intoxicar em casa ao ver uma embalagem "infantil". A medida foi tomado mesmo sem a ANIVISA ter nenhum dado em relação a casos de intoxicação infantil por repelente... 

A segunda medida, mais relevante, é em relação ao DEET (dietiltoluamida). A substância não deve ser utilizada por menores de 2 anos e isto deve estar escrito no rótulo. Também vai vir escrito que não se deve ultrapassar 3 aplicações ao dia.

As recomendações gerais persistem: somente um adulto deve aplicar o repelente na criança, nas áreas expostas, evitando o rosto. Tentar não ultrapassar 3 aplicações por dia e evitar a aplicação em locais com ferimentos. Até os 12 anos de idade deve-se fazer uso do infantil, só mudar pros produtos de uso adulto após essa idade. Nos menores de 2 anos e acima de 6 meses, o dermatologista deve ser consultado. Há alguns repelentes a base de produtos naturais que podem ser formulados pra essa faixa etária.
Fonte:G1, Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário