sexta-feira, março 01, 2013

Endometriose X Produtos Lácteos



Uma pesquisa recente do Epidemiology Center, Brigham and Women´s Hospital aponta que mulheres que consomem mais de 3 porções de alimentos lácteos ao dia são menos propensas a serem diagnosticadas com endometriose, comparadas às que ingerem 2 porções.

A causa da endometriose ainda é pouco compreendida e alguns fatores de risco foram identificados. Alimentos lácteos e alguns nutrientes podem modular fatores inflamatórios e imunológicos, que estão alterados em mulheres com endometriose!


Os pesquisadores avaliaram se  os nutrientes concentrados em alimentos lácteos e os níveis de vit D (25-OH D) no plasma estão associados ao diagnóstico de casos novos de endometriose confirmados por laparoscopia entre 70.556 mulheres norte-americanas no Nurses’ Health Study II. A dieta foi avaliada através de questionário de frequência alimentar. Durante acompanhamento por um período de 14 anos (1991-2005), 737.712 pessoas/ano e 1.385 casos incidentes de endometriose foram comprovados por laparoscopia. A ingestão de alimentos lácteos e o baixo teor de gordura foram associados a um menor risco desta patologia. Mulheres que consomem mais de três porções de alimentos lácteos ao dia no total, são 18% menos propensas a serem diagnosticadas com endometriose, comparadas àquelas que ingerem duas porções ao dia (P = 0,03). Além disso, os níveis de 25-OH D no plasma foram inversamente associados à endometriose. Mulheres no quintil mais alto do previsto para os níveis de vit D apresentaram um risco 24% menor de endometriose do que as mulheres no quintil mais baixo (P = 0,004).

Os resultados sugerem que maiores níveis de 25-OH D no plasma e uma maior ingestão de alimentos lácteos estão associados a um risco diminuído de endometriose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário