terça-feira, março 12, 2013

Atividade Física Infantil X Estresse

Que a atividade física (AF)  faz bem pro corpo todo mundo já sabe, mas um estudo recente mostra seus benefícios também no campo mental de crianças! A pesquisa foi feita com 258 crianças de 8 anos de idade na cidade de Helsinque, na Finlândia. Foram avaliadas o nível de atividade física geral, a atividade diurna do eixo hipotálamo - hipófise - adrenal (HHA) e a resposta desse eixo ao estresse psicossocial. O cortisol diurno e em resposta ao teste Trier Social Stress Test for Children foi dosado na saliva.

As crianças nos diferentes grupos de AF não mostraram diferenças de cortisol salivar diurno (P> 0,10 para AF geral e vigorosa). Crianças com níveis mais altos de AF geral ou vigorosa não mostraram ou tiveram apenas um pequeno aumento do cortisol após estresse (P = 0,10 e P = 0,03 para o tempo em análises de AF e AF vigorosa, respectivamente), enquanto que as crianças pertencentes aos terços mais baixos e intermediários apresentaram aumentos significativos ao longo do tempo no cortisol salivar após o estresse (P ≤ 0,002 para o tempo nas análises de AF geral e AF vigorosa).

Estes resultados sugerem que as crianças com níveis mais baixos de atividade física tem maior atividade do eixo HHA em resposta ao estresse, ou seja, se estressam mais. Isso oferece uma visão sobre os caminhos que as atividades físicas tem sobre o bem-estar físico e mental.
Fonte: Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, de 7 de março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário