terça-feira, dezembro 04, 2012

Buchudinha: Hiperêmese Gravídica

Enjoar no início da gestação é normal. Eu mesma vim trabalha alguns dias como se estivesse de ressaca. Por duas vezes tive que me retirar de onde estava pra vomitar por causa de cheiros (uma vez na academia por conta do perfume adocicado de uma aluna- quem diabos passa perfume pra ir malhar?- e outra num restaurante afrobaiano, foi o cheiro do dendê).

Mas em alguns casos (1 em cada 200 gestações), a coisa é mais séria. Imagine um enjoo tão forte que você não consegue levantar da cama, tomar um banho, andar, dirigir... Vômitos tão intensos e constantes que podem desidratar. Um mal estar insuportável. Essa é a hiperêmese gravídica, o que levou Kate Middleton a ser internada no dia de ontem e ter sua gravidez divulgada antes do previsto.

A internação normalmente é necessária. A gestante é colocada no soro e medicada. Tudo está relacionado às variações hormonais no início da gestação e tendem a ceder no final do primeiro trimestre, apesar de algumas mulheres sofrerem por toda gravidez. Os médicos afirmam haver um componente genético, então isso pode voltar a acontecer em outras gestações, e é uma ocorrência muito comum pra quem espera gêmeos.

Há poucas provas, mas o uso de gengibre (bala ou chá), alimentos secos (eu adorava bolacha cream cracker e torradinhas) e acupuntura ajudem em casos de enjoo. Descanso, ingestão de líquidos (aos poucos, mas constante) e ajuda do parceiro e familiares. E procurar ajuda se não conseguir ingerir líquidos ou se alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário