quinta-feira, novembro 22, 2012

Pele de Criança: Maquiagem

Cada vez mais vejo meninas maquiadas. Não só pra ir a uma festinha ou ao shopping, mas pra ir à aula e até brincando no prédio mesmo! Se há algum mal nisso? Sim e não.

A maquiagem não vai causar envelhecimento na pele ou adiantar as rugas, como as vovós gostam de falar, mas podem causar alergias que podem ser pra vida inteira! Imagine que a pele de uma menina é sensível e delicada e podemos, de forma precipitada, desenvolver nela uma alergia a cosméticos, ou seja, quando ela for uma mocinha não poderá se maquiar normalmente! O risco de contaminação por metais pesados é praticamente nulo, mas o risco de pegar alguma doença compartilhando com as amiguinhas existe (taí o hespes, a hepatite, a candidíase, a estomatite, a conjuntivite...).

Eu sou mãe de menino. Não posso falar com "experiência" do assunto, mas vejo com muito receio o uso de maquiagem no dia a dia. Brincar de se pintar com as amiguinhas é uma coisa. Passar um gloss pra ir a uma festa ou casamento é legal. Mas pintar a boca de vermelho, carregar nas sombras, no pó e até rímel é demais pra mim! Tenho uma sobrinha de 9 anos que está permanentemente maquiada. "Ah! Mas é quase uma mocinha!". Queria entender qual é a graça de ser quase uma mocinha (falando da parte da mãe, claro!). Legal é ser criança, gente! É tomar o sorvete se melando sem se preocupar se o gloss saiu ou não. É suar de tanto brincar sem retocar o pó a cada instante. É chorar quando contrariada e não ter rímel escorrendo pra dentro do olho! É claro que é difícil negar quando todas as amiguinhas vão pra aula assim,mas limites precisam ser impostos desde pequenas, penso eu. Pode em tal e tal situação, nessas outras não pode. Pode batom rosa clarinho, vermelho, não. Não pode usar a maquiagem da mamãe! Never! Maquiagem de criança é feita pra criança, não vale usar a da mãe ou a da boneca... Sei lá, assunto tão profundo. Quando me perguntam no consultório se podem usar, eu respiro, penso ai,ai e solto: só em ocasiões especiais, tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário