quarta-feira, outubro 03, 2012

Ensinando noções de segurança às crianças

Domingo, que hoje completa uns 10 dias, encontramos uma criança perdida na prainha fechada aqui em Maceió. Dia de domingo, a prefeitura fecha uma parte da orla pras crianças andarem de bicicleta, patins, brincarem nos brinquedos... É uma festa. Vimos uma garota, 7 anos, aos prantos perdida e, rapidamente, um rapaz numa bicicleta se aproximou. Vocês acreditam que ela ia com o rapaz? Eu e uma amiga arrastamos a menina dali (vai saber quem é louco esses dias!) e tentamos acalmá-la. Ela era de Brasília, turista, e estava andando de bicicleta. Se afastou demais do pai e não tinha noção de onde estava e de onde ele estava. Lembrava o telefone de sua casa, mas não o celular do pai. Não sabia em que hotel estava hospedada, mas lembrou nome e sobrenome do pai e de como ele estava vestido. Achamos o rapaz que nem sabia do desespero da filha. Ele estava simplesmente esperando ela voltar do passeio. Um passeio que poderia ter acabado em tragédia!

No País de Gales, toda população e a polícia se mobiliza atrás de April Jones, 5 anos, vista pela última vez na segunda (1) à noite enquanto brincava na rua de sua casa. Os amiguinhos contam que ela foi abordada por um rapaz numa van e entrou no veículo. Já prenderam o suspeito, a "van" era um Land Roover.

Cabe a nós, pais, ensinar nossas crianças a se proteger desse mundo cão. Não precisa assustar, ameaçar, mas é nossa obrigação informar. E mais que isso, tentar evitar que aconteça! Dar a mão em passeios, não tirar o olho, usar pulseirinha de identificação ou cartão com os dados dos pais (pode ficar dentro do bolso) em parques, shows, grandes eventos... Mas e se acontecer, o que seu filho deve saber?

As crianças pequenas devem ser orientadas que nem todas as pessoas são boas, que existem homens e mulheres maus. Que não devem acompanhar ninguém que não conheça porque essa pessoa pode machucar, pegar seus brinquedos, dar alguma balinha estragada que dê dor de barriga... E que mesmo que seja uma pessoa conhecida, uma vizinha ou pai de um amiguinho, ele tem que PEDIR ao papai ou a mamãe.

Caso alguém tente levá-la a força, oriente a gritar. Palavras como 'Socorro! Esse não é meu pai!' são fáceis de decorar e logo chamam atenção.

Caso se perca, a criança deve ser orientada a procurar um policial ou bombeiro (todas conhecem o uniforme) ou entrar numa loja ou restaurante e pedir ajuda a uma funcionária. Se se perder num shopping, oriente a nunca deixar o lugar com ninguém e procurar ajuda numa loja ou com um segurança. Se a criança for maiorzinha, vocês podem ter um ponto de encontro como uma loja de brinquedos ou uma lanchonete que ela goste. Caso se perca na praia, procure um salva-vidas ou uma família com crianças.

Coisas que devemos ensinar a partir dos 3 anos: nome e sobrenome completo da criança, sua idade, nome e sobrenome dos seus pais, nome da sua escola, da sua rua, um telefone de contato.... Caso ela ainda não consiga decorar esses dados, um cartão com esses dados deve ser colocado em seu bolso todas as vezes que saírem de casa (sim, todas as vezes!)  e a criança deve ser orientada a mostrá-lo, caso se perca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário