terça-feira, setembro 25, 2012

Pronto Socorro Infantil: quando levar?

Fico horrorizada com a quantidade de mães que não levam mais seus filhos ao pediatra. Qualquer "coisinha" correm ao Pronto Socorro lotando as salas de atendimento e expondo seus filhos a infecções mais graves. Sim, ele pode entrar com um olho remelando e sair de lá com catapora ou tuberculose! Vamos repensar isso? Em que situações eu devo ligar pro meu pediatra, marcar uma consulta com ele ou correr pro PS?

1-Febre: febre acima de 39° que não cedeu ao antitérmico merece uma atenção maior. Mas sempre, sempre ligue ao pediatra antes.

2-Crise de asma: um broncoespasmo é muito sério. Use as medicações rotineiras, caso não haja melhora, leve à emergência. Qualquer dificuldade em respirar é um emergência.

3-Dor de ouvido: um bebê aos prantos de madrugada é dose! Tem mesmo que levar à emergência, mas se for durante o dia, tente agendar com o pediatra.

4-Traumatismo craniano: caiu, bateu forte a cabeça? Observe e ligue pro pediatra. Qualquer mudança de comportamento, sono fora de hora, prostração,queixa de dor de cabeça, procure a emergência.

5-Queimadura: a queimadura de segundo grau merece ser vista por um pediatra ou dermatologista. Só se, só SE não conseguir agendar uma consulta, leve-o à emergência. Em caso de queimadura mais extensa, a criança deve ser levada imediatamente.  

6-Choque elétrico: é uma emergência em qualquer situação e horário.

7- Ingestão de medicamentos/venenos/produtos de limpeza: qualquer intoxicação merece cuidado redobrado! Corra pro PS e não se esqueça de levar qual foi o produto que a criança ingeriu.

8-Convulsão: é uma situação de emergência. 

9- Desidratação: ou provocada por vômitos, diarreia ou insolação. Observe se a criança está prostrada, ou seja, não responde bem aos estímulos, não quer brincar, olhos fundos, boca seca... Talvez seja preciso ficar no sorinho... Só o médico poderá avaliar.

10- Dor de barriga: uma cólica num bebê recém-nascido é esperada. Uma dor insuportável que faz a criança gemer ou chorar muito pode ser sinal de apendicite, cálculo renal ou de vesícula,um trauma não notado numa queda... Tem que procurar a emergência logo.

11- Fratura: nem preciso explicar, certo?

12- Mordida de animais: cachorro desconhecido, cobra, escorpião... Procure mais rápido possível o serviço de emergência. 

13- Cortes: qualquer corte que não estanque em casa, que tenha uma largura por volta de 0,5 cm vai precisar levar ponto! Leve à emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário