segunda-feira, junho 11, 2012

Visto Americano

Feriadão, fiquei sem dar notícias esses dias porque fui à Recife renovar meu visto americano. Quer dizer, como estava pichado na Polícia Federal (sério, que coragem de alguém fazer isso,mas dei altas risadas), "não é visto americano e, sim, visto para os EUA, afinal, somos todos americanos!" Kkkk! Ok, então...

Todo mundo sabe que as regrinhas mudaram pra emissão do visto. Com a intenção de facilitar o acesso de brasileiro à terra das verdinhas, uma série de medidas foram tomadas nesse sentido. Faço meu relato porque pode ajudar algumas pessoas, principalmente pra quem vai renovar em Recife, ou seja, nordeste todo!

Depois de renovar meu passaporte, hora de agendar pela internet. Um formulário, que só falta perguntar o que você comeu no almoço, deve ser preenchido no site. Depois de horas e uma garrafa de vinho, imprimi  o número de confirmação (com um código de barras) chamado DS160. Cada membro da família deve ter seu.

A seguir, a taxa de $160 (que diminuiu o valor!) deve ser paga. Uma vantagem agora é que a gente não precisa mais ir no City Bank, se assim desejar. A taxa pode ser paga pelo cartão de crédito, o que veio facilitar muito a minha vida! Imaginem que eu teria que ter viajado na quarta-feira pra ir ao banco, já que a quinta era feriado, mas a entrevista seria só na sexta! Não dá, né?

Depois disso tudo, hora de agendar a entrevista. Pense na confusão que fizemos! Como eram 2 papéis, o do formulário e o do agendamento, só lemos o endereço no primeiro, e lá fomos ao Consulado, quando, na verdade, a "entrevista" era na nova sede no Pina! Putz! Por sorte, chegamos com 1 hora de antecedência (o que recomendo) e deu tempo de mudar de local!

Falei "entrevista" dessa forma porque se for renovação de visto, crianças abaixo de 16 anos e pessoas acima de 65 anos não precisa mais da entrevista! É só levar a papelada com o passaporte na nova sede, tirar uma foto lá mesmo e colher as impressões digitais.E aí é só aguardar o visto em casa. E sem pagar a antiga taxa de postagem!! Agora, se é primeiro visto, a coisa parece ter ficado mais complicada... A pessoa faz tudo isso que falei e depois vai ao Consulado pra entrevista. O problema é que, algumas vezes, as duas coisas não são agendadas pro mesmo dia! Um rapaz de Fortaleza só conseguiu agendar pra 8 dias depois! Ou seja, pra quem mora longe, pode virar uma tormenta, além do desgaste, tem o gasto com passagem , hospedagem... Tem que ser revisto isso!

E, pra terminar, umas dicas rápidas: não pode entrar pra entrevista com bolsa, mochila nem portando nenhum aparelho eletrônico inclusive celular. Não pude entrar com meu guarda-chuva apesar de estar o maior toró lá fora! Kkkk! E cuidado com as roupas. Homens não devem ir de chinelo ou bermuda (mesmo os adolescentes) e mulheres, nada de excessos, pensem numa entrevista de emprego... E não pode usar acessório de cabelos na hora da foto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário