terça-feira, junho 12, 2012

Benzocaína X Metahemoglobinemia

O nascimento dos dentes do bebê é algo que deixa qualquer mãe enlouquecida. Por muito pouco eu não chorava junto! Dentre as muitas coisinhas que comprei lá fora, estava um gel anestésico. Gente, como era bom. Leo começava a chorar, eu passava o gel na gengiva e, instantaneamente, ele parava e adormecia. Um Santo Remédio, pensava!

Pois bem,O Food and Drug Administration (FDA), primeiro advertiu sobre os perigos potenciais da benzocaína, anestéscio presente nesses produtos, em 2006. A agência recebeu 29 relatos de casos de metahemoglobinemia relacionados ao uso do gel. Dezenove destes casos ocorreram em crianças, e 15 dos 19 casos ocorreram em crianças menores de dois anos de idade! O FDA repetiu o alerta em abril de 2011 e mantém-se particularmente preocupado com o uso de produtos vendidos sem prescrição médica que contém benzocaína.

metahemoglobinemia é uma doença na qual a quantidade de oxigênio transportado através da corrente sanguínea é muito reduzida. Nos casos mais graves, ela pode resultar em morte. Crianças menores de dois anos parecem estar particularmente em risco. Essa preocupação aumenta à medida em que sabe-se que muitos pais não sabem reconhecer os sinais e sintomas da doença ao usar esses produtos em casa, que incluem: palidez cutânea, coloração cinza ou azulada na pele, lábios e unhas; falta de ar, fadiga, confusão mental, dor de cabeça, delírio e aumento da frequência cardíaca. Estes sintomas podem ocorrer dentro de minutos a horas após o uso da medicação. Eles podem ocorrer tanto na primeira vez que o produto é usado, quanto depois de várias utilizações.
Se uma criança apresentar tais sintomas, o uso do produto deve ser suspenso e um médico deve ser imediatamente consultado. Se esta doença não for tratada ou se o tratamento for retardado, a metahemoglobinemia pode causar danos irreversíveis aos tecidos do corpo e ao cérebro, e até mesmo a morte, devido à quantidade insuficiente de oxigênio circulante no organismo!!

2 comentários:

  1. nossa que interessante issoo... obrigada bjos

    ResponderExcluir
  2. Também achei,Gaby! Fica o alerta e convém não exagerar no uso ou mesmo abolir. Bjo

    ResponderExcluir