quarta-feira, abril 04, 2012

Sr Cocô!

Toda mãe de primeira viagem em algum momento deve ter se assustado com a cor, cheiro ou consistência do cocô do seu bebê. Vem logo na cabeça: isso é normal? Então achei o máximo a matéria que li na Pais e Filhos falando sobre o cocô! 

COR: crianças que consomem leite materno ingerem diferentes proteínas todos os dias porque dependem do que a mãe come, o que pode causar variação na cor das fezes. Diferentes dos bebês que só tomam fórmula, porque esses recebem as mesma proteínas todos os dias. 

CONSISTÊNCIA: bebês que mamam no peito fazem cocô com a consistência de uma mostarda (você não tá almoçando nesse momento, né?). Já bebês que tomam fórmula, os cocôs parecem um pudim! Se seu filho evacuar algo parecido com fezes de gato ou coelho, provavelmente ele está constipado. Se o cocô pode "rolar", ele está mais duro do que deveria, isso pode causar desconforto na evacuação, então o pediatra deve ser consultado. 

FREQUÊNCIA: depois dos 6 meses de vida, mais do que 4 cocôs diários pode ser considerado excessivo. Já para aqueles que ainda mamam, uma evacuação por semana é muito, muito pouco. Para crianças acima de  2 anos, o normal é ao menos uma vez ao dia. 

ODOR: o cheiro reflete quanto tempo as fezes ficam dentro do intestino, ou seja, quanto mais tempo o cocô ficar em contato com as bactérias dentro do organismo, mais forte será o odor. Bebê que mama no peito não faz cocô fedido, ao contrário dos que tomam fórmula. Começou a dar papinha? O cheiro vai ficar muito mais marcante. Mas fique atenta a evacuações com cheiro de podre! Pode ser intolerância ou alergia a alguma substância!

 Fonte:Pais e Filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário