terça-feira, março 27, 2012

Pele de Criança: Escabiose

O inverno nem chegou e já começam a aparecer, tanto no sus como no consultório, casos de escabiose. Essa infecção é provocada por um ácaro, mas um bichinho diferente daquele ácaro das alergias. O Sarcoptes scabiei cresce e se multiplica apenas na pele humana, então também não é pego com animais. Ele pode vir de outra pessoa ou de lençois/tecidos contaminados. Entra na pele e começa a cavar túneis, onde vão largando seus ovinhos (eca!). Normalmente esse "trabalho" é feito à noite, daí a coceira, sintoma característico, ser pior na hora de dormir.

Aparecem na pele pequenos carocinhos (parecem mini picadas de mosquito), com um "risquinho" no meio (o "túnel" do bicho). As áreas preferidas são as mais escondidas: abdome, axilas, glúteos, entre os dedinhos... Normalmente a gente não vê lesões em face e couro cabeludo. Mas existe um tipo especial que faz nódulos, principalmente em genital (adoram o saco escrotal de meninos).

O tratamento de crianças é feito com escabicidas tópicos. A permetrina é a mais usada, mas pra bebês, p.ex, só dá pra usar cremes de enxofre. Os comprimidos ficam restritos a crianças maiores que 5 anos. Esqueçam sabonetes de "sarna", só servem pra uma coisa: irritar ainda mais a pele. Por ser contagioso, normalmente quem convive com a criança também se coça, então, na maioria das vezes, temos que tratar toda família, incluindo as funcionárias da casa. Descobrir de onde veio o contágio nem sempre é possível (não vale culpar o cachorrinho!) e o risco de recontaminação existe. Numa primeira vez, a gente demora uns 30 dias pra começar a se coçar, mas num segundo contato, as lesões surgem em 24 horas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário