quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Na Escolinha: Mordidas e cia

Leonardo chegou em casa da escola com o dedo inchado e a unha roxa! Quando perguntei o que houve a auxiliar falou que ele tinha prendido o dedo na janela. Hein? Leonardo reina em janelas, portas e gavetas lá de casa desde sempre e nunca se machucou! No outro dia, o pai (ele leva e eu busco) apurou melhor o ocorrido e descobriu que um coleguinha havia prendido o dedo dele na janela! Ui! Um acidente, claro, mas que deixa a gente mordida de raiva!

Por falar em mordidas, e quando a criança chega mordida em casa? Muito comum de acontecer nessa fase de 2,3 anos, quando a criança se encontra na fase oral, ou seja, quando ela se comunica com o mundo pela boca! Muitas ainda não falam e não sabem se expressar, então o que fazer quando o amiguinho está com um brinquedo que ela quer ou "roubando" a atenção da professora? Mordem!

Caso aconteça apenas uma vez, a gente releva, sabe que faz parte da idade... Mas e quando as mordidas se repetem com outras crianças ou sua filha é a escolhida pelo mordedor e chega com uma nova dentada todo dia em casa? Hora de conversar com a professora. Tirar satisfação com os pais é algo inaceitável. Mandar morder de volta é um absurdo! A professora e a escola que devem ter a responsabilidade de comunicar à família o ocorrido.

É muito comum vermos famílias que se utilizam das mordidas como brincadeira. Frases como "você é tão fofinho que dá vontade de morder" ou " me dá seu pezinho pra eu morder" podem confundir a criança, afinal morder é carinho?

E se o mordedor é seu filho? Você sabe como proceder? É importante explicar que morder dói. Mostre seu braço mordido ou o amiguinho chorando e explique que não é legal machucar os outros. Faça-o se desculpar ou fazer um carinho no local mordido. Procure entender por qual motivo ele mordeu: foi uma forma de se defender, de se impor ou demonstrar frustração, ansiedade?  Se ele tomou o brinquedo do amigo na mordida, faça-o devolver o brinquedo (se não fizer isso, ele vai repetir o ato). Se as mordidas se repetirem, ameace puni-lo e faça! Bote de castigo, vá embora da festinha, tome o brinquedo... Não adianta mudar a criança de escola ou turminha porque as mordidas vão continuar. Muita conversa e calma nessa hora. A boa notícia? Essa fase passa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário