quinta-feira, maio 05, 2011

Tosse

Hoje foi a apresentação do Dia das Mães na escolinha de Leonardo. Dos seis da turma, 4 estão com a mesma tosse, inclusive o meu filho! Alergia? Virose? Gripe? Você sabe identificar os tipos de tosse?

Seca: não há catarro, mas o nariz não para de escorrer. Pode ter sido causada por resfriado e incomoda mais à noite. Ela é tão persistente que, às vezes, provoca vômito e não deixa a criança — nem o resto da família — dormir. É desencadeada, em geral, por algum tipo de irritação, como asma e muito comum nos alérgicos nessa época do ano. Lave as narinas com soro e, se a tosse persistir, o médico pode indicar um inibidor da tosse, já que se forma um ciclo vicioso: a criança tosse, irrita a garganta e essa, irritada, provoca mais tosse!

Tosse purulenta ou produtiva: além do nariz obstruído, a criança tem muito catarro (sinal de que os pulmões estão inflamados) e pode apresentar febre baixa. Esses sintomas podem indicar sinusite. Se confirmada, é preciso tratar com antibiótico e fazer lavagens com soro. Observe a cor do catarro: é fluido/transparente ou amarelado/esverdeado? Como a tosse produtiva tem o objetivo de eliminar o catarro, não faz sentido bloqueá-la, pois o acúmulo de secreção aumenta o risco de bronquite e pneumonia. Tem que por pra fora!

Xarope funciona? Seja qual for o tipo de tosse, não é necessário medicar a criança, desde que seja leve ou moderada. Apesar da numerosa oferta de xaropes para tosse nas farmácias, poucos pais sabem que a eficácia desses remédios é questionada pelos especialistas. Uma das razões são os fortes componentes químicos das fórmulas. São indicados apenas se a tosse for muito incômoda, a ponto de irritar a garganta da criança. Mesmo assim, só devem ser usados quando receitados pelo pediatra. Em casos moderados, é provável que ele indique um composto natural, como os à base de mel, limão, agrião e própolis. Na maioria das vezes, a tosse passa em alguns dias e o organismo da criança se recompõe naturalmente.

Como aliviar a tosse ? Para as situações em que a tosse não é grave, existem maneiras de amenizar o desconforto. Aquela dica antiga de hidratar a criança resfriada continua imbatível. Ofereça água, sucos e sopas. A medida é importante para umedecer —isso mesmo! — o muco. Assim, fica mais fácil eliminá-lo do organismo e, por conseqüência, a tosse vai embora mais depressa. A nebulização caseira com inalador e o vapor do banho, que também fazem chegar líquido aos pulmões, agem da mesma forma. Além disso, o quarto da criança deve ser mantido limpo e bastante arejado, livre de fumaça de cigarros, incensos ou odores fortes.
Mas, se nada disso adiantar e o sintoma prolongar-se por mais de dez dias, é preciso consultar o pediatra. Ele é quem vai saber, no caso do seu filho, o que é bom pra tosse!!

Fonte: Revista Crecer (Gilberto Petty da Silca, pneumologista e professor adjunto da UF de São Paulo)

4 comentários:

  1. só olhar a primeira foto, da criança tossindo, já dá um desespero!
    tosse irrita a criança e sempre deixa a mãe super preocupada.
    adorei seu post! beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,queridas! Quem dorme com um pequenino tossindo???

    ResponderExcluir
  3. Pois é Edinha, não tem quem durma.
    Marcos André é um dos da turminha que está com a danada dessa tosse desde segunda-feira. Ele tá ótimo, mas quando ela ataca passa uns 2 minutos tossindo direto e como eu tinha comentado c/ vc chega até a se engasgar c/ ela. Nunca vi uma coisa dessas.
    Ótimo post!
    Beijão

    ResponderExcluir