segunda-feira, abril 11, 2011

Mamãe Natureza

Vocês usam as Eco Bags nas suas compras? Taí uma coisa que eu não me adaptei ainda... até tenho algumas em casa (ganhei todas!), mas não tem jeito...
Daí vi um estudo da Agência Ambiental da Inglaterra que prova que as sacolinhas plásticas de supermercado causam menos danos ambientais que outros modelos, quando a comparação leva em conta o uso da sacola uma única vez. A pesquisa do órgão governamental inglês explica que sacolas de papel, plástico resistente (polipropileno) e algodão consomem mais matéria-prima e energia para sua fabricação. Por isso, teriam que ser reutilizadas 3, 11 ou 131 vezes, respectivamente, para causar menos danos ambientais que uma sacola plástica usada apenas uma vez. Tá certo que a ideia é essa, ou seja, reutilizar 500 vezes a mesma sacola!

Mas por que a gente não consegue usar as tais eco bags? São feias? Molham? Foi quando vi a coleção que Jeremy Scott criou para Colette... São sacolas de couro chamadas "Cast of Vices" inspiradas no cotidiano dos novaiorquinos. As sacolas são feitas à mão e lembram os sacos plásticos dos supermercados.
Vem em dois tamanhos e custam entre US$291 e US$346. São vendidas com exclusividade na Colette em Paris,mas você pode adquirir no site da loja.
Com esse design e esse precinho eu ia usar a minha até furar! Hahaha!

3 comentários:

  1. Querida,já uso as minhas há algum tempo,já ficam dentro do carro direto kkk. São muito mais resistentes e são bem bonitinhas.Eu tenho as do Bom Preço,mas essas aí são de arrasar!!Amei!!

    ResponderExcluir
  2. É uma boa dica deixá-las no carro,Simone! Só acho chato não poder colocar nada molhado dentro... Também tenho receios em relação ao acúmulo de resto de comida, sujeira... você lava a sua sempre??

    ResponderExcluir
  3. Oi Edméa, tudo bem?
    Você lembrou um aspecto importante na diferença entre as sacolas plásticas e as ecobags. As primeiras não molham e são higiênicas, o que evita a contaminação dos alimentos por fungos e bactérias. Você sabia que as sacolas plásticas são consideradas agentes de saúde pública? Isso porque são o meio de dispor o lixo da maioria da população, o que evita que os resíduos se espalhem pela cidade, provocando a proliferação de animais, que podem estar ligados à transmissão de doenças.
    Quer saber mais sobre isso? Então acesse: http://sacolinhasplasticas.blogspot.com/2011/01/sacolas-plasticas-contribuem-para-saude.html

    Um abraço
    Equipe Recicle Ideias

    ResponderExcluir