sábado, março 12, 2011

A Hora de Tirar as Fraldas



Leonardo está se encaminhando pros 2 anos e ainda não acho que esteja pronto pra tirar as fraldas. Talvez por ainda não saber falar direito, a dificuldade... Mas lendo artigos especializados vi que é só a partir de 2 anos, que deveríamos começar o treinamento. Se fizer antes, alguns problemas podem aparecer, como xixi na cama ou na roupa com muita frequência. A criança também começa a dar sinais que já está pronta para abandonar as fraldas: ela passa a avisar quando fez cocô e a fralda se torna um incômodo.

A Revista Crescer dá 5 passos para gente passar por essa fase (sem traumas):
• Aproveite o tempo quente para começar. A criança transpira mais, faz menos xixi e não veste tanta roupa como no inverno (regra que não vale pro nordeste do país!)
• Apresente para o seu filho os nomes de todos os objetos que ele vai usar: papel higiênico, vaso sanitário etc. E ensine tudo: sentar no vaso, puxar a descarga, lavar as mãos. Esse período de reconhecimento dura, em média, dois meses.
• Escolha se seu filho vai usar o vaso (com adaptador) ou o penico, que deve ficar sempre no banheiro.
Optei por não usar aquele troninho de transição porque depois ia ter que fazer uma nova transição...E vai que dá vontade de ir no banheiro num restaurante, num avião ou na casa da vovó? Mais fácil será treinar direto no vaso... ele usará um adaptador da turma da Vila Sésamo. Fofo!
Mas também achei essa ideia massa da Tinok : é tipo um carrinho dobrável (fácil pra guardar e transportar, pesa 0,5kg) que vira uma escadinha pra “subir” no vaso e é equipado com um assento redutor para o tamanho das crianças.
• Combine que ele sempre vai chamar alguém na hora H. A primeira a ser retirada é a fralda da manhã. Depois, a da noite.
• Tenha paciência – escapes vão acontecer. Para dar certo, esse treinamento vai exigir determinação de vocês dois.

E já que em breve meu rapaz se livrará das fraldas e sua mocinha também, é hora de pensar em cuequinhas e calcinhas, certo? Boas ideias dada pela revista (é só clicar em cima para ampilar, certo?):





4 comentários:

  1. eeeeeee!! adorei esse! Outra fase chataaaa... a gente tb acostuma com as fraldas. A da noite é mesmo mais demorada pra tirar. Eu já consegui tirar as do dia e não foi difícil não!! Usar o banheiro na rua é um stress!!! A gente vai aprendendo...

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer, Sandra, que existem uns protetores plásticos p/ vaso sanitário, vc já viu? Tem na Comac pra vender...Minhas amigas mães de meninas só andam com ele na bolsa!!!

    ResponderExcluir
  3. já vi na Multicoisas!!! da ultima vez que estive lá até pensei em comprar!! E vou comprar, é artigo obrigatorio de bolsa

    ResponderExcluir
  4. adorei o blog...essa fase de tirar a fralda tá sendo complicada mesmo...meu filho lucas tem 3 anos e ainda tá usando fralda pra dormir (acho que por comodidade minha e de meu esposo)...agora pra fazer coco tá sendo um suplicio, pq ele, mesmo sem fralda, na hora do coco vai lá no guarda-roupa dele e pega a fralda...só faz se for na fralda...já apresentei o banheiro, o piniquinho, tudo, mas não tem jeito...PACIENCIA. se alguem tiver outra dica, vai ser bem vinda...vou compra agora o adaptador pra testar...bjo
    Thaísa

    ResponderExcluir