terça-feira, março 15, 2011

Endometriose

A treinadora mais durona da tv (Biggest Loser), Jillian Michaels, deu uma declaração que deixou um monte de mães furiosas no ano passado. Quando perguntada pela revista Women's Health se ela sonhava em ser mãe, a bonitona respondeu que queria muito adotar um bebê africano porque "não poderia fazer isso com o seu corpo"... Imaginem a quantidade de cartas de protetso que a revista recebeu sobre a infeliz declaração da moça!
Nesse fim de semana, numa entrevista ao The New York Times, Jillian (que tem 37 anos) explicou que tem endometriose e que a declaração anterior era em relação a sua doença, ou seja, por mais que ela quisesse engravidar, ela nunca conseguiria...

Mas o que é endometriose, afinal?  O endométrio é a camada de tecido composto por glândulas e estroma, que recobre internamente a cavidade do útero, sendo responsável pela menstruação quando descama ao final de um ciclo menstrual. A endometriose é uma importante doença ginecológica caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, ou seja, em qualquer outro lugar do corpo (Fundo de Saco de Douglas -atrás do útero, septo reto-vaginal -tecido entre a vagina e o reto, trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga e parede da pélvis peritôneo).
Como se desenvolve? A causa exata é desconhecida. Uma teoria sugere que durante a menstruação as células do endométrio passariam através das trompas de Falópio para a cavidade peritoneal abdominal, onde se implantariam. Outras teorias sugerem alterações do sistema imunológico e mesmo uma herança genética.
O que a mulher sente?A cada menstruação este tecido endometriótico sangra causando dor pélvica, dor durante a relação sexual, queixas urinárias, intestinais e infertilidade (20 a 60% dos casos).

Como se faz o diagnóstico? Geralmente inclui uma laparoscopia que é um procedimento cirúrgico ambulatorial onde uma câmara é inserida na cavidade abdominal através do umbigo, permitindo identificar as lesões e determinar a extensão da doença. A retirada de um pequeno fragmento de tecido suspeito (biópsia) para a realização de um exame anatomopatológico dará o diagnóstico de certeza.

Como se trata? Os tratamentos incluem desde a observação em pacientes assintomáticos e não desejosas de gestação, uso de analgésicos para a dor moderada, a interrupção dos ciclos menstruais com ACO usados de modo continuo por 6-12 meses, progesterona de uso diário ou depósito ,medicamentos que inibem o funcionamento dos ovários e os tratamentos cirúrgicos , destruindo o tecido endometrial, removendo todas as lesões e restaurando a anatomia pélvica tanto quanto possível. A ressecção das lesões por laparoscopia aumenta as chances de gestação em mulheres inférteis. São os sintomas e o desejo de engravidar vão determinar a terapia mais adequada.

Fonte: ABC da Saúde
Imagens: Dr Willian Kondo

Um comentário:

  1. Certo, é difícil, sabemos, mas não é impossível. tenho endometriose, faço tratamento com contraceptivo e posso ter filhos. Minha mãe tem endometriose, não faz tratamento com contraceptivo proque faz mal a ela, e ela teve três gestações sendo duas dela de um casal. Acho que pra ele dizer que não pode ter filhos a endometriose dela já é Irreversível.

    ResponderExcluir