terça-feira, março 22, 2011

Alergia a Amendoim

Após acompanhamento de pacientes por três anos, especialistas em Alergia da Universidade de Cambridge tem provas convincentes de que um novo tratamento para alergia ao amendoim é eficaz! A pesquisa foi publicada no periódico Clinical and Experimental Allergy deste mês.

Seguindo um pequeno ensaio clínico realizado em 2009, a equipe de Alergia da Universidade de Cambridge conduziu um estudo maior, envolvendo 22 crianças. O grupo da Dra. Pamela Ewan, do Departamento de Medicina, fez a pesquisa no Hospital Addenbrooke envolvendo um regime alimentar cuidadoso com chocolate contendo farinha de amendoim em doses crescentes para pacientes com alergia grave ao amendoim.

Antes de iniciar o novo tratamento, as crianças envolvidas no estudo reagiam a pequenas quantidades de amendoim. Após o tratamento, 19 das 22 crianças foram capazes de comer cinco amendoins por dia, duas tiveram sucesso parcial - comendo dois ou três amendoins em um dia - e uma abandonou o estudo no início.
Segundo o Dr. Andrew Clark, esta é a primeira vez que um estudo de alergia ao amendoim mostrou um nível tão elevado de sucesso. A dessensibilização mostrou-se efetiva ainda durante seis meses após o estudo.

A alergia ao amendoim é comum, afeta cerca de 1 a 2% das crianças jovens e pode causar reações graves ou fatais. Até o momento não há tratamento satisfatório para este tipo de alergia. O diagnóstico tem impacto importante na vida familiar dos pacientes, pelo medo da ocorrência de reações graves e a ansiedade para fazer escolhas alimentares para estas crianças.

Os pesquisadores de Cambridge pretendem ampliar o tratamento inovador para outras crianças. A orientação é evitar a exposição precoce (antes dos 2 anos) e não abusar,ok??

Fonte: University of Cambridge
NEWS.MED.BR, 2011. Estudo de Cambridge mostra sucesso em novo tratamento para alergia ao amendoim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário