segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Pele de Criança: Dermatite Atópica

Numa propaganda antiga de um laboratório havia um dizer sobre dermatite atópica que nunca esqueci: se eu não durmo, ninguém dorme. E é uma grande verdade.

A dermatite ou eczema atópico é uma alergia adquirida por herança genética. Eczema vem do grego e quer dizer ebulição! É assim que alguém sente na pele os efeitos dessa doença. O principal sintoma é a coceira. Muita coceira! Na infância é muito comum apareceram lesões avermelhadas e descamativas que preferem áreas de dobras, como as dobras do cotovelos, joelhos, axilas e pescoço (nos maiores) , mas também afetam as bochechas e tronco (nos pequeninos). Com o ato de coçar fequentemente as lesões infeccionam. Aliás, como a pele do atópico é muito ressecada, infecções não só por bactérias,mas por vírus e fungos são bastante comuns! A medida que a criança cresce as lesões se tornam crônicas com placas liquenificadas (grossas e escuras).
É importante, no diagnóstico, a história pessoal e familiar de rinite alérgica, bronquite e asma. Normalmente essas “ites” respiratórias acompanham as ‘ites”da pele!!
A conduta geral no tratamento é o controle da coceira e a hidratação da pele.

O prurido pode ser evitado com o uso de anti-histamínicos. Os infantis normalmente dão um soninho pra que a criança possa dormir bem. Já pros adolescentes e adultos, optamos por anti alérgicos que não sedem porque isso pode atrapalhar os estudos e o trabalho. Em casos mais graves, corticoides orais podem ser usados.

O uso de cremes de corticoides e imunomoduladores são as opções terapêuticas mais comuns. Ensino às crianças a não coçar e sim bater nas lesões: é a tapoterapia (claro que é pra dar tapinhas leves- alivia bastante a sensação de coceira!).

O banho do atópico deve ser rápido com água morninha ou fria, nunca quente! O sabonete, sempre infantil ou hidratante, deve ser passado rapidamente, evitando as áreas afetadas. Assim que sair do banho, no máximo em até 3 minutos, deve-se aplicar um hidratante em todo corpo. Tudo que resseque a pele pode ativar uma dermatite: piscina, muito banho, muito sabonete, muito sol, muito frio, perfume... As unhas devem estar sempre bem curtinhas!!!

O atópico é extremamente sensível ao calor! Evite roupas sintéticas, exposição solar excessiva, atividades físicas extremas e roupas sintéticas.

Como há relação com alergias respiratórias, previna o contato com ácaros: nada de tapetes fofinhos, cortinas, bichinhos de pelúcia, poeira...

E sabe-se que mudanças climáticas, fatores emocionais e alimentos podem estra implicados na piora dos casos. Foi realizado recentemente um estudo no Japão com 195 pacientes adultos e portadores de dermatite atópica. Eles foram hospitalizados e submetidos a um teste aberto com alimentos supeitos. Em 44% dos pacientes examinados pelo menos de 1 a 3 alimentos foram confirmados! Os alimentos mais agressivos foram chocolate, queijo, café, iogurte e alguns alimentos japoneses. Peço sempre às mamães pra observar!

4 comentários: