quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Na Maternidade: O Que Levar?

Aninha está virando minha inspiração pra esse post! Rsrrsrs... A dúvida passa pela cabeça de todas as mamães de primeira viagem: o que levar pra maternidade? Eu tive minha amiga Tiane que me mandou a listinha dela e tenho que confessar que é impecável...

Vamos fazer as contas: no Brasil, a maioria dos partos são cesareanas. Fato. Então são duas noites no hospital. Seu bebê vai precisar de 2 roupinhas pra noite e 2 roupinhas pro dia. Se você for mais clássica e optar pelo pagão, lembre-se que é uma roupa mais fresquinha, então é melhor vestir o bebê assim durante o dia pra "aparecer bonito" pras visitas! À noite, esfria bastante. Prefira uma roupinha mais quentinha e confortável. Pode ser uma macacão ou duas peças como bodie + casaquinho e calça. Na foto, Luciele di Camargo e Denilson com a pequena Maria Eduarda (quem disse que menina não veste azul? Bobagem!).

Nunca esqueça as meias, as luvinhas e um gorrinho. Os bebês perdem calor pela moleira da cabeça (na foto, Leo com seu gorrinho Nike! Estiloso desde sempre! Huahuahua!).
E a quantidade? Como o bebê faz muito cocô nos primeiros dias, pode sujar alguma roupinha, então eu levaria, pelo menos, mais 2 roupas extras. As luvinhas não seguram bem nas mãozinhas pequeninas e caem no chão toda hora!! Leve umas 10! Sem exageros!!!  Lembre das mantinhas,que ficam lindas quando combinam com a roupinha!

Você também deve levar os lençois pra forrar o berço do bebê. Com o berço é bem pequeno,aqueles lençois de carrinho são perfeitos. Os pequeninos não usam travesseiro, mas eu levei um. Lembre-se das fraldinhas de pano (que vão morar nos seus ombros a partir de agora!), de boca (pra limpar a babinha e gofadinhas) e de bumbum (acreditam que existe isso? Sim, é uma fraldinha pra enxugar o bumbum do seu bebê depois do cocô,do xixi...). Quantas levar? Umas 6. Seu bebê vai tomar um banho por dia, então 2 toalhas-fraldas são suficientes. Pras meninas, não esqueçam do lacinho. A gente não sabe se ela vai nascer com cabelo,então aqueles que grudam são mais seguros! Algumas maternidades já furam a orelhinha lá. Se for essa a sua vontade,se informe antes e leve os brincos da moça!

Bem prático é organizar tudo em saquinhos. Você pode mandar personalizar o seu,mas a maioria das lojas já tem essa opcão.
Higiene:
  • Fraldas descartáveis: leve recém nascido e P. Você não sabe, por mais que uma ultrassom se aproxime, o peso e o tamanho do bebê.
  • Óleo Johnson: é o mais efetivo pra limpar o cocozinho do bebê nessa fase. O cocô é bem grudentinho, parece uma graxinha.
  • Pomada de Assadura
  • Sabonete Líquido: meu favorito pros 3 primeiros meses é o Dermacyd Infantil 
  • Bolinhas de Algodão: pra ajudar na limpeza: não confie na maternidade e leve as suas!
  • Álcool 70 e cotonetes: pra limpeza do umbigo: repito-não confie na maternidade e leve os eu!
  • Sorinho de nariz: informe-se com seu pediatra (uma consulta antes do parto é muito importante!)

A mamãe também tem direito à mala,certo? Na primeira noite,como há bastante sangramento, use a roupa e o lençol do hospital mesmo. Na manhã seguinte, tome um bom banho (leve sabonete para o corpo e rosto e uma toalha), escove os dentes, faça uma rabo de cavalo bem bonito e maquiagem (sim,ninguém quer receber ninguém com cara de quem morreu!), coloque sua calcinha enooorme (levei aquelas que cobrem a barriga toda,sabe?), um absorvente super mega fluxo (os noturnos dão conta), seu sutiã de amamentação (leve uns 4 porque você fica cheirando a leite! Argh!), o creme contra rachadura de seios, os absorventes de seio e sua camisola ou pijama bem bonito (pelo menos uns 2)! Nada muito fechado porque você vai amamentar nem muito decotado e transparente porque até o chefe do seu marido vai aparecer por lá! Seus chinelinhos e pronto! Nasce uma nova mulher!!! Algumas meninas me perguntam se é pra levar a cinta... Minha médica só me liberou o uso com 48h, então converse com seu obstetra. Algumas mães sentem muito frio à noite,então leve uma meia.

Não se esqueça da roupa pra sair da maternidade e um óculos enooorme pra cobrir as olheiras!! Saia poderosa como Ju Paes!

Não esqueça: seu celular, a máquida fotográfica, o enfeite de porta de maternidade, as lembrancinhas, os bem nascidos, o livro do bebê, comidinhas (aqui em Maceió a gente tem o hábito de servir um lanche na primeira noite com sanduichinhos, bombons, refrigerantes e até uma cervejinha ou uísque pros amigos do papai e do vovô). Também, roupa de cama pra você e o acompanhante. Ah! Seu bebê já deve voltar pra casa na cadeirinha de carro (bebê conforto). Nada de levar a fofurinha no colo,viu???

O que não levar? Perfume pra você e o bebê ou qualquer cheiro mais forte. Shampoo e condicionador pro bebê (só depois de 3,6 meses). Muitas maternidades desaconselham pulseirinhas em bebês e você também evite relógios, colares... Nada disso é necessário!! Bichinhos de pelúcia são um trambolho a não ser que alguém vá preparar uma mesa bem bonita de decoração pros quitutes e coloque eles no meio... A chupeta deve ficar em casa e só ser usada após 15 dias,se assim você desejar. Nada de mamadeiras nem chuquinhas! Seu bebê vai só mamar,ok?
E outra coisa: as malas devem estar prontas a partir do 7º mês de gestação!! Evite corre-corre e imprevistos!

7 comentários:

  1. Menina que post mais que perfeito!!!!!!!!! Amei as informações!!!!!Você falou tudo que eu tava precisando saber. Esse momento é muito complicado, pq cada pessoa que chega diz uma coisa, faz diferente, a sua maneira, e como eu sou mamae de primeira viagem, fico perdidinha! A internet é exagerada demais, pede pra levar roupa pra passar mês na maternidade. kkkkkkkkkkkkk Brigadaão por tudo! Fico feliz em lhe inspirar a fazer posts tão legais e úteis pra suas leitoras. Beijão! E conte comigo sempre!

    ResponderExcluir
  2. Ah!Aninha,que bom ter ajudado! Só 2 coisas: não compre as roupinhas do recém nascido com abotoadura atrás (é muito difícil de vestir!) nem que precise passar pela cabeça. Prefira peças de abotoar sempre pela frente,ok? bjos

    ResponderExcluir
  3. Edinha, o post ficou muito completo! Vai ajudar bastante as mamães de primeira viagem.
    beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre completíssima essa Edinha!!
    Realmente roupinha com abotoadura atrás é uma novela.
    Eu usei a cinta no 2. dia e foi sufoco pra colocar! kkkkkk
    O meu quarto na maternidade parecia uma festa, tanta gente, meu Deus. O ar condicionado não deu conta!! Isso não é bom, nem pra mãe nem pro bebê. Se o quarto tiver uma salinha, ótimo!!!!!
    BJ

    ResponderExcluir
  5. Boa dica,Sandra!Uma antessala é muito importante pra acomodar tanta visita! A primeira roupinha que eu vesti,bem, tentei vestir com abotoadura atrás me fez chorar. Eu não conseguia segurar o menino e fechar os desgraçados dos botões então arranquei a roupa e joguei ela no lixo!Chorando depois fui buscar... Ah! Esses hormônios!!!

    ResponderExcluir
  6. Muuuuuito obrigada pelas dicas! Estava louca aqui pra saber o que realmente levar e o que era necessário, principalmente em relação a roupa de cama pra mim e pro acompanhante, se não seria um exagero de minha parte, mais pelo visto é bom levar sim. Agradeço as dicas e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir