sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Fatores Importantes Para o Sucesso Acadêmico das Crianças

Achei fantástico o artigo de Gustavo Ioschpe sobre como os pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos. Vou dar uma resumida, mas acho que todo mundo deveria ler o texto que foi publicado nesta semana na Revista Veja:

Fatores Importantes Para o Sucesso Acadêmico das Crianças:

1- A escolha do parceiro: pois é, amigas, o sucesso de seu filho começa na hora que a gente escolhe quem será o pai! A escolarização dos pais é mais importante do que a escolarização dos professores (3X mais, na verdade)! O nível educacional dos pais é o fator mais importante para o aprendizado das crianças!

2- Frequentar a pré-escola.

3- O que acontece dentro de casa é mais importante do que acontece dentro da escola. Não que a escola não seja importante,mas o acesso da criança a bens culturais como livros, revistas, jornais e intenet são fundamentais. A quantidade de livros que um aluno tem em casa é apontada no estudo do autor como uma das mais importantes variáveis explicativas para seu desempenho. É claro que não basta ter livros, é preciso lê-los e o exemplo vem dos pais. Alunos que leem mais, tem desempenho melhor. Crianças que os pais leram pra elas na infância (gibis, livrinhos de história...) tem melhor desempenho!

4- Pais envolvidos na vida escolar dos filhos e que os incentivem a fazer o dever de casa tem impacto positivo. Porém pais que fazem o dever de casa com (ou pelo) seu filho provocam piora do desempenho acadêmico por melhores que sejam as intenções.

5- Morar perto da escola ajuda. Aluno que falta à aula é aluno que aprende menos e a distância de casa à escola é uma das maiores causas de não ter ido à aula: choveu, acordou atrasado, perdeu o transporte...

6- Alunos que trabalham além de estudar aprendem menos. Não há estudos envolvendo universitários,mas o autor aposta que uma das grandes diferenças entre as universidades brasileiras e americanas está no fato que lá a dedicação aos estudos tende a ser exclusiva!

7- Outros fatores de impacto sobre o aprendizado: gostar de estudar, ter maior motivação, aspirações pro futuro mais ambiciosas, persistência e consistência. Os pais não podem incutir em seus filhos essas virtudes, mas podem criar um ambiente doméstico mais propício ao surgimento ou fortalecimento dessas características.

E duas observações dignas de nota: Ser bom aluno não significa ser feliz ou bom cidadão!!! E o bem mais importante que um pai pode dar ao seus filhos se chama AMOR!
Gustavo,querido, virei sua fã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário