terça-feira, fevereiro 22, 2011

Escolinha: Dever de Casa

Vocês leram o post sobre sucesso acadêmico das crianças? Viram como ajudar demais o filho na tarefa de casa pode ser até pior do que nem estar presente? Daí surge a dúvida: como ajudar sem atrapalhar?
A menos que venha um pedido específico da escola, o papel da família na lição de casa é monitorar a criança e dar condições para que ela faça o que é preciso ser feito em um lugar e um horário adequados. Ajude na pesquisa fornecendo um livro, tire uma dúvida. E sirva de exemplo. Se seu filho estiver fazendo a lição, desligue a TV. As 4 regras de um bom dever de casa:


1. O dever é da criança, não dos pais. Ela deve ser capaz de fazê-lo sozinha. Isso não quer dizer que ela deva se sentir sozinha. Orientações – sem exagero – são bem-vindas

2. Os pais devem acompanhar. Dar o exemplo estimula o aluno. O pai ou a mãe podem ler um livro no mesmo momento que o filho lê. Se for o mesmo livro, e daí surgirem discussões, melhor. Se a lição for de matemática, o adulto poderá aproveitar para fazer as contas da casa!

3. É para se esforçar, não para arrancar os cabelos! Se a criança está esgotada, é melhor parar e retomar o exercício em outra hora, de cabeça fresca. Senão, pode ficar com raiva da tarefa, da escola, dos pais… E criar resistência à disciplina.

4. A rotina ajuda! Sempre! Pra acabar com o problema de sempre deixar o dever para a última hora, é bom estabelecer um horário regular para o dever. Pode ser antes de ir brincar ou assim que um dos pais chegar em casa. Ter um cantinho para estudar também ajuda na organização e concentração do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário