quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Certidão de Nascimento

Uma nova certidão de nascimento já começa a ser usada em Pernambuco. Diferente do documento tradicional, o papel da nova certidão tem marca d'água e a palavra autêntica impressa, visível somente sob lâmpada ultravioleta com luminescência verde limão. Todo esse cuidado é para dar maior segurança ao documento, evitando falsificações.
O novo modelo do papel foi lançado em dezembro do ano passado pela Casa da Moeda, em parceria com o Ministério da Justiça, Secretaria de Direitos Humanos e o Conselho Nacional de Justiça. Desde janeiro, o papel começou a ser distribuído pela Casa da Moeda a todos os 8,2 mil cartórios de registro civil do país. Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional, Ricardo Chimenti, a ideia é evitar que criminosos, por exemplo, obtenham uma nova identidade através de uma certidão de nascimento forjada.
Os pernambucanos foram escolhidos em meio a tantos brasileiros porque aqui foi implantado pela primeira vez no país o Sistema Estadual de Registro Civil (Serc), um software criado pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATT) para interligar as maternidades aos cartórios. A ação permite que a certidão de nascimento seja confeccionada na própria unidade de saúde em que nasceram as crianças. A maternidade do HAM é uma das oito unidades do estado que possuem uma unidade de registro civil interligada aos cartórios da capital. Vou contar que é um saco ter que ir no cartório recém parida! Se a gente já pudesse sair da maternidade com ela em mãos seria a glória!!!
A ministra anunciou que a meta também é implantar o sistema interligando os cartórios às maternidades em todo o Brasil até o final do ano. Além de Pernambuco, apenas em Mato Grosso há um programa semelhante.

Fonte: Com informações do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário