terça-feira, janeiro 18, 2011

Quadriciclos

Agora é oficial: está proibida a circulação de quadriciclos pelas praias alagoanas e vias públicas principais nos municípios. Resta saber se a lei, que sempre existiu, será cumprida.

Fiquei assustada nesse fim de semana na Barra de São Miguel ao constatar que crianças dirigem o "carrinho" em alta velocidade e sem noção nenhuma de segurança (nem dela nem dos outros). O filho de uma famoso prefeito do interior (8 anos, no máximo) passeava pela areia da praia com mais 2 amiguinhos trepados no veículo. Outra criança, não mais de 10 anos, puxava na beira do mar, um amiguinho que fazia wake board!!! Detalhe: à noite! Nenhum deles usava capacetes e estavam descalços...
A minha pergunta a vocês é a seguinte: os pais das crianças proprietárias do quadriciclo sabem que seus filhos andam nessas pestes (afinal, eles que compraram,certo?), mas você sabe se seu filho anda em um deles?
Verão passado a filha de uma paciete minha caiu do quadriciclo da amiga na hora que passavam por um quebra-molas. Teve afundamento craniano, passou uma semana internada em coma induzido pra diminuir o edema e prevenir danos cerebrais. A idade: 8 anos. Quantas crianças estavam no quadriciclo na hora do acidente? 5! As próprias crianças chamam de árvore de natal: um vai dirigindo e o resto pendurado.

Criados inicialmente para participação em eventos esportivos e off road (sítios, fazendas, hoteis fazenda), o veículo não é considerado veículo. Na prática, não é preciso carteira pra dirigi-lo,mas ele não pode ser usado em vias públicas e só pode ser conduzido por maiores de idade. Os equipamentos de segurança são obrigatórios!
Bem, vamos aguardar pra ver. A fase inicial da lei prevê orientação aos condutores e, só depois de um período, recolhimento do veículo. Se um menor estiver dirigindo, esse deve ser conduzido à delegacia do local e aguardar a presença dos responsáveis. Estes responderão pela infração. O que podemos fazer? orientar os nossos filhos e saber com quem andam e onde estão. SEMPRE!!!!

2 comentários:

  1. Dou todo apoio para essa lei, esperamos que ela seja cumprida (estou achando um pouquinho difícil!). Vamos à praia para descontrair, tomar um solzinho, brincar com as crianças, e não para ficarmos apreensivas se nossas crianças serão atropeladas à beira mar...

    ResponderExcluir
  2. Verdade,Karina...E o perigo não está só na areia,viu? Vi crianças pilotando jet ski! Sem um adulto junto!!! bjo

    ResponderExcluir