terça-feira, janeiro 18, 2011

Pele de Criança: Picada de Mosquito

Parece uma coisa boba,mas uma picada de mosquito pode trazer enooorme incômodo a uma criança. Ainda mais se ela for alérgica. O ciclo é clássico: o mosquito pica, a criança coça, faz uma casquinha, a criança arranca, forma uma marquinha e pode infeccionar... Fora o risco desse mosquito ser transmissor da dengue! Aí, já viu,né?

Então o melhor, amigas, é prevenir. Se vai para a praia, beira de rio ou lagoa ou local com muitas plantas como sítio ou fazenda, não pode esquecer o repelente de insetos. Pras crianças menores de 2 anos, gosto de formulá-lo com extratos naturais como andiroba ou citronela, já que a maioria dos repelentes podem ser tóxicos pros pequeninos. Acima dessa idade, os repelentes infantis estão liberados. Eles devem ser aplicados ao acordar (o mosquito da dengue ataca pela manhã!) e reaplicados à tardinha. Na hora de dormir, pijaminha de manga comprida e mosquiteiro, se possível. Não recomendo repelentes químicos nos quartos pelo risco de intoxicação e, apesar dos fabricantes garantirem segurança, tenho receio em relação aos elétricos. Adoro as raquetes de matar mosquito (ô, distração boa!) e,em lugares abertos, as velas de citronela. Lembre-se também de fechar as janelas dos quartos no final da tarde.

Mas,se a picada acontecer, o jeito é prevenir a coçadura. O pediatra ou dermatologista pode indicar o melhor creme antialérgico pra essa situação. Em relação às manchas,não se preocupem! Elas normalmente somem com o tempo. Se não sumirem, o médico poderá passar cremes clareadores no futuro.
Nos casos mais graves (pacientes muito alérgicos, moradores de áreas infestadas), muitas vezes é preciso tratamento com antialérgicos via oral e vacinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário