sexta-feira, novembro 19, 2010

Sódio,Açúcar e Gordura nos Alimentos Industrializados

Alimentos industrializados apresentam muito sódio e a quantidade pode variar mais de 10 vezes de uma marca para outra. O miojo e os refrigerantes de cola sem açúcar são os principais vilões. É o que aponta estudo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), divulgado na tarde desta quinta-feira (18), que verificou os teores de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos.

A quantidade de sal na batata palha pode variar até 14 vezes, já nos salgadinhos de milho (Doritos, Fandangos,p.ex), essa diferença chega a 12,5. O macarrão instantâneo com tempero (Miojo) chamou atenção pela grande quantidade de sódio encontrada. "Em algumas amostras ficou constatado que, ao comer uma única porção desse alimento, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo dia", explica a diretora da Anvisa Maria Cecília Brito.

A pesquisa detectou também que os níveis de sódio dos refrigerantes de baixa caloria, tanto à base de cola quanto à base de guaraná, apresentam maiores valores de sódio em relação aos refrigerantes comuns. Nos refrigerantes de cola, a média encontrada foi de 54mg/l, enquanto nos refrigerantes de cola de baixa caloria essa média foi de 97mg/l. Como assim???
Já nos refrigerantes de guaraná, os valores médios de sódio encontrados no produto convencional e no de baixa caloria foram 81 mg/l e 147 mg/l respectivamente.
“Esses valores mais altos podem ser explicados pelo uso de aditivos, como o ciclamato de sódio, nos produtos de baixa caloria. Entretanto, é preciso considerar que existem limites estabelecidos e que a quantidade utilizada dessas substâncias não representa um risco para a saúde”, pondera Brito.

No caso dos sucos, bebidas com concentração de polpa da fruta entre 30 e 50%, o estudo indicou menor quantidade de açúcar nas amostras de suco de manga (9,8g/100ml) e maior quantidade no suco de uva (14,5 g/100 ml).
Já para os néctares, bebidas com concentração de poupa de fruta entre 20 e 30%, os menores índices de açúcares totais foram encontrados nos sabores de laranja, maçã e pêssego com uma média em torno de 11g/100ml. Os de uva são os campeões em teores de açúcares totais com índices que chegam à 14g/100ml.


Entre as batatas fritas, 17 das 28 marcas analisadas estavam com teores de gordura saturada acima da média. Nas batatas palhas, 55% das marcas analisadas estavam com teores de gorduras saturadas com valores superiores à média. Nos salgadinhos de milho, o maior valor encontrado de gordura saturada (2,6g/25g) foi dez vezes maior que o valor mínimo (0,25g/25g).

Nos biscoitos, o que apresentou os maiores teores de gorduras, tanto saturadas quanto trans, foram os de polvilho!!!!!
Então,amigas, o negóco é o seguinte...Ao preparar o miojo do seus filhos, descarte o saquinho de temperos e tente fazer seu próprio tempero caseiro: ervas,molho de tomate, atum, frango desfiadinho... Já o suco de caixinha pra acompanhar,devemos evitar os de uva, com mais açúcar. E se pensávamos que num refri light estávamos livres da celulite por ter zero açúcar, a quantidade de sódio vai causar um inchaço tão grande quanto! Por isso, apesar de mais calórico, os sucos de frutas naturais (vale polpa,claro!) devem ser sempre a primeira escolha pra nós e nossos filhotes!

Fonte:UOL Ciência e Saúde

2 comentários:

  1. MEU DEUS!
    Como pode? Estou assustada com os valores!
    Acho que acabo de tomar a decisão de não tomar mais refrigerantes!
    Beijo Beijo

    ResponderExcluir
  2. Já pensou Luiza? E eu ainda achava que o guaraná era menos piorzinho... vc viu que é pior? putz!

    ResponderExcluir