quarta-feira, novembro 03, 2010

Meu Filho Não Come NADA!!!!

Leonardo tá entrando numa fase cabulosa. Ele sempre foi magrelinho, mas sempre bateu um pratão. Era o orgulho da mamãe ver aquele bebezinho comer de tudo! Adorava todas as frutas (olha ele pequenininho devorando uma manga!), comia todas as verduras, tomava a vitamina toda e pedia mais! Com a entrada na escolinha, eu achava que ele facilitaria ainda mais as coisas, já que ia almoçar com os amiguinhos... Bem, lá na escola ele come direitinho, mas quando chega em casa...Tá certo que passou um período doente, os dentinhos estão nascendo tudo de uma vez...

Escuto amigas minhas,mães de crianças de 2 anos, que juram que os filhos não comem nada. Nada, nada mesmo! É pra se preocupar? Se a criança não está doente, na grande maioria das vezes estamos diante de crianças de 1-2-3 anos, cujo ritmo de crescimento é mais lento, e, portanto, não precisam comer tanto quanto comiam quando eram bebês, onde o crescimento era extremamente acelerado. Com este crescimento mais lento, diminui também a necessidade diária de ingesta alimentar, fase esta em que a criança passa a selecionar cada vez mais seus alimentos e a definir melhor seu paladar, fazendo sua própria opção.
O danadinho do Leo aprendeu o poder de dizer não. Virou uma guerra dar frutinhas no lanche ou o jantarzinho! Ele bate o pé, fecha a boca, balança a cabeça... Ai,meu Deus!

Um grande erro nessa fase é achar que a criança vai morrer de fome. Meu pediatra me disse que nenhuma criança morre de fome, a não ser aquelas que não tem acesso ao alimento. O que não podemos fazer é substituir a refeição não comida por uma mamadeira ou a frutinha por um biscoito, danone... É tudo que eles querem, certo? Quando a fome bater, ele vai comer!

Uma criança após 2 anos de idade deve ter um padrão alimentar semelhante ao dos adultos. O ideal é que tenha abandonado a mamadeira, o seio materno e as mamadas noturnas.É muito importante que os hábitos alimentares dos familiares sejam saudáveis, já que nesta faixa etária, a criança imita o que vê e devido a isso deve fazer ao menos uma refeição na mesa com os adultos da casa ou com os irmãos mais velhos. É fundamental que se estabeleçam horários para as refeições, ou seja, haja uma disciplina alimentar, embora sem rigidez, pois isto fará com que se colabore com a manutenção do apetite, melhor adequação social e organização doméstica.

Eu sei, na pele, que não é fácil... Tento manter uma avaliação pediátrica e com nutricionista rotineiras, para acompanhar o ganho de peso e crescimento. Mas é importante entender que faz parte de uma fase evolutiva da criança. E que fase! Vou tentar sempre colocar ideias de receitas, lanchinhos nutritivos e diferentes, ideias de apresentação dos pratos,de disfarçar alguns alimentos, utensílios que possam ajudar e toda reza, mandinga e simpatia que encontrar pra ajudar a estimular o apetite de nossos pequenos. Ah! Estimulante de apetite só com indicação do pediatra,entendido?

20 comentários:

  1. É isso mesmo! Minha Lavínia sempre foi exemplo de boa boca. ADORA feijão, graças a Deus, mas anda tão chatinha pra comer... rejeita frutas e verduras... diz "não gosto", "não quero". Sopa só passada no liquidificador. Na escola é um exemplo pras outras crianças mas antigamehnte ela era melhorzinha.
    Ô fase né?
    Ainda toma mamadeira de manha e à noite, difícil tirar!! affff
    Aguardo suas dicas! ;) beijinho

    ResponderExcluir
  2. Acho que é uma fase que quase toda mãe passa,né, Sandra? A filha de uma amiga minha olha pro prato e separa: "arroiz não...feijão também não...carninha e bolinha (ervilhas!)eu quéio!"
    Difícil,difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a minha filha de 9 meses que não quer comer absolutamente nada?não mama mais,rejeita fórmula,mingau leite de vaca,biscoito, verduras arroz feijão TUDO!!ela só come a pulso mesmo não sei o que fazer

      Excluir
  3. Edinha,
    Não tem nada que me deixa mais irritada do que o Marcos André não comer.
    Graças a Deus isso é raro de acontecer, ele ainda bate o maior pratão.
    Espero que essa fase não chegue logo lá em casa.
    Boa sorte com o Léo.
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada,Andréia! É frustrante pra gente ver nossos pequenos sem apetite ou fazendo cara de eca pra comida...espero que passe... bjos

    ResponderExcluir
  5. A minha peqna 2/11 nunca foi boa de prato. Agora ta pior n qer comer comida de sal de jeito nenhum. To tao desesperada. É tão magrinha. Pesa 9/5 so. So qer mama. N sei mas oq fazer :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sei que faz muito tempo o seu comentário.

      Gostaria de saber como ela esta e como passou essa fase.

      A minha tem 14 meses, come bem na escolinha ( dizem ) e em casa não come nem 80 gramas. Continua gostando bastante de frutas mas comindinha que é bom, nada.

      Excluir
    2. Olá,

      Sei que faz muito tempo o seu comentário.

      Gostaria de saber como ela esta e como passou essa fase.

      A minha tem 14 meses, come bem na escolinha ( dizem ) e em casa não come nem 80 gramas. Continua gostando bastante de frutas mas comindinha que é bom, nada.

      Excluir
  6. Boa tarde meu filho tem 2 anos e 8 meses e está difícil ele comer só quer Nescau,estou preocupada comidas que ele gosta não quer comer o que fazer...

    ResponderExcluir
  7. Igual o meu tem 3 anos só que mamadeira e Nescau o que eu faço

    ResponderExcluir
  8. Meu filho tem 3 anos si ele não comi nada só mamadeira o que eu faço já fiz de tud

    ResponderExcluir
  9. O meu filho comia de tudo,agora com 2 anos e 5 meses tem dia ele só quer comer besteira,e só arroz.ainda bem que ele adora suco. Aí eu faço sucos com beterraba,inhame,cenoura,folha de couve para tentar colocar vitaminas no organismo.E ele gosta de frutas.

    ResponderExcluir
  10. Meu filho tem 3 anos e não come nada,me pede leite,Danone, falo que só vou dar depois dele comer comida e ele prefere ficar sem comer nada do que comer oq é certo,não come fruta,legumes, comida ,nada...se deixar bebe só leite o dia todo ....gosta de miojo,Danone, paçoca, amendoim, salgadinhos, pão só o miolo....não sei oq fazer isso me entristece....dei peito pra ele até 1 ano ,insistia pra ele comer e nada,daí foi onde eu tirei do peito pra ver se comia,mas não deu muito certo.....pq eu faço?

    ResponderExcluir
  11. Meu filho tenho um ano e 3 meses, sua principal refeição ainda é o mingau, ele fica na casa da minha sogra, para eu poder trabalhar, a pessoa que cuida dele, diz que ele não aceita a comida, a única coisa que ele ainda come é uma sopinha e só umas 6 a 8 colhersinhas, e toma suco. Eu me sinto muito mal, faço a comidinha dele, mas ele é muito rui pra comer, estou quase enfartando. Estou muito angustiada, preciso fazer meu filho comer e não sei como.

    ResponderExcluir
  12. O meu filho tem 2anos e3 meses não come nada, só bolachas, salgadinhos, frutas, danones mas comida que é bom não come...já tentei diversas vezes dá comida para ele mas não come...não sei mais o que faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema :(

      Excluir
    2. Meu filho Vai fazer 3 anos .. sempre comeu bem ... Almoço e janta ... tem 5 dias que não Aceita comida ... A sorte que ele ama sucos e vitaminas de Frutas ... Mas comida nao come .. Frito Frango , Faço carne cozida e ele come .. mas arroz E feijão nada ! Estou super preocupada .. será que e normal???

      Excluir
  13. Meu filho tem 3 anos sempre comeu de tudo mais agora há mais de um mês não quer comer comida só todinho Danone e mamadeira a noite as vezes ele come a carne ou frango ou linguiça do prato mais arroz feijão macarrão nem pensar estou desesperada ele sempre foi gordinho agora está emagrecendo e me deixando muito preocupada não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  14. Meu filho tem 2 anos e 2 anos não come nada de comida e fruta ja estou ficando preucupa

    ResponderExcluir