quinta-feira, novembro 04, 2010

Escolinha: Mitos e Verdades

É engraçado como a gente acha que as coisas seriam depois de colocar o filho na escola e como as coisas realmente são... Pra quem está se programando pra colocá-los no início do ano, preparem-se!

 A criança desenvolve mais rápido: VERDADE! Mas se desenvolver mais rápido não quer dizer falar, contar ou ler mais rápido... Pode significar ter mais habilidades em encaixar peças, em montar bloquinhos, em aprender a comer com talher sozinha, dançar, cantar...

 A criança vai adoecer mais: VERDADE! Já que ela entrará em contato com outras crianças num ambiente diferente de casa,ela estará mais exposta a vírus, bactérias, alergias...

 A criança vai se tornar mais sociável: VERDADE! Em contato com outras crianças da mesma idade e sob supervisão treinada das professoras, a escolinha estimula brincadeiras em grupo, em roda, a divisão de brinquedos... Mas isso não quer dizer que seu filho terá um milhão de amigos! Ele pode chegar até a universidade com um,dois amigos próximos ou trezentos!

 A criança vai se machucar mais: É RELATIVO! Claro que mordidas, empurrões, puxões de cabelo e quedas de brinquedo são comuns na pré-escola,mas podem ocorrer em qualquer lugar,inclusive dentro de casa,certo? Não é motivo pra preocupação apesar de causar certo aborrecimento.

A criança vai ser mais bem cuidada: MITO! A atenção numa creche ou escolinha não é individualizada como seria com uma babá ou na casa da vovó. É verdade que as profissionais receberam o treinamento adequado, são cuidadosas e atenciosas, mas são 2,3 pessoas pra cuidar de 10,15 e,às vezes, 20 crianças pequenas ao mesmo tempo!

A criança vai comer melhor: MITO! Ela pode até provar o brócolis que o amiguinho come com tanto gosto,mas dificilmente vai mudar seus hábitos alimentares pra melhor... É mais fácil ela provar o biscoito recheado e a coca-cola que o amigo trouxe pro lanche!

A criança vai aprender a se comportar melhor: MITO! Até existem crianças que se comportam bem na escolinha e tocam o terror em casa, mas educação se aprende EM CASA!!! A escolinha é a extensão do que se aprende em casa. Crianças mal educadas continuarão mal educadas! Ah! e se seu filho é um amorzinho não se assuste se um dia for chamada por ele ter se metido numa briga ou desrrespeitado a tia, o coleguinha... Más amizades acontecem,viu? Tem que ficar atenta.

A criança vai ser vítima de Bullying: É RELATIVO! Desde a época em que as escolas foram criadas que o bullying existe. Pode ter tomado proporções maiores, mudado de nome, mas sempre existiu. Pode ser que aconteça com seu filho, queira Deus que não. É trabalho árduo a prevenção. Promete em breve aprofundar o assunto.

A criança vai dormir melhor: É RELATIVO! Normalmente no início da vida escolar, o sono piora...são pesadelos, agitação, ansiedade... Com o tempo tudo volta ao normal. Achar que a criança via gastar toda sua energia na escola e chegar em casa um anjinho é ilusão!

Meu filho ficará mais independente: É RELATIVO! Vai muito da personalidade da criança, do estímulo dos pais, do tipo de escolinha... Carinho, atenção dos pais e a construção de uma boa auto-estima são muito mais importante e contribuem muito mais pra independência da criança do que o currículo escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário