domingo, outubro 17, 2010

Desapego Já!

Um livro lançado recentemente chamado Jogue 50 Coisas Fora (Ediouro) serviu de inspiração pra uma matéria da Revista Criativa no mês passado. Eles desafiaram 2 mulheres a abrir mão de 50 coisas em 1 semana. A Regra: Objetos iguais (p.ex: 5 meias) contam como um item.
Aproveitei o feriadão passado e me propus esse desafio. Eu adoro guardar coisas e morro de dó de me desfazer de bobagens com apelo sentimental. Achei que não iria conseguir porque tinha doado um montão de coisa pras vítimas da última enchente em nosso Estado, mas passado 7 dias, consegui!
O livro sugere começar por chaves que você não sabe pra que servem, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, eletrônicos quebrados, peças de informática, remédios e cosméticos vencidos... Separe tudo em 3 sacos: um de lixo, um de venda e um de doação (eu dispensei o segundo). Tem dúvida se vale a pena ficar com o objeto? Não vale... Já pro saco! Vai aí minha listinha (notem que não tem nenhum item do marido nem de Leonardo... no feriado que vem vai ser a vez deles e publicarei aqui,ok?):

Roupas: 1-Blusas (apertadas, decotadas, manchadas); 2- Vestidos de malha velhinhos; 3-Calça Jeans (velhas e parecidas); 4-Um short; 5-Calcinhas (velhinhas foram pro lixo); 6-Sapato (o mais confortável que já usei na minha vida...mas já deu o que tinha que dar. Snif!); 7-Bolsa (tava soltando os pedaços); 8- Bijoux que o silicone rompeu (minha cumade Tamara vai reciclar tudo!); 9-Broches de flor; 10- Elásticos de cabelo frouxinhos; 11-Carteira Victor Hugo (podre de velha); 12-Tornozeleira (hein?); 13-Botões (pra que tantos?);14- Alfinetes; 15-Flor de crochê;

Cosméticos: 16-Cosméticos vencidos; 17-Rímel azul (comprei por engano a cor errada); 18-Perfume que ganhei de presente (só que só uso o mesmo há 10 anos...); 19-Escova de dentes elétrica; 20-Pincel velho de maquiagem; 21- Case quebrado de pó shiseido (tinha um reserva lacrado!); 22- caixinha de lente de contato (tenho umas 20 mais novas do que a que estava usando);

Coisas de casa: 23-toalha velha; 24- cabides de lavanderia: 25- Cds mais nada a ver; 26- Dvds de filmes ruins, piratas...; 27- Chaves (de onde mesmo?); 28- chaveiros quebrados,feios; 29-Controle universal quebrado; 30-Espelho; 31-Revistas; 32- Livros bobos (sorry, Paulo Coelho...); 33- Pilhas ; 34- garrafinhas de academia;

Entulho: 35-Coleção de borrachas perfumadas (sem perfume nenhum!); 36-Laços de fita; 37-Lata de relógio; 38-Lembrancinhas de casamento; 39- Gravatinhas de Zizu; 40-Caminha de Zizu (ele já tem 2 outras!); 41- Canetas secas; 42- Corretivo seco; 43-Estátua do Bob Marley (comprada numa feirinha em Porto Alegre 10 anos atrás...deu uma dó!); 44-Sacos de sapato (eu não guardo neles mesmo); 45- Sacolas bonitinhas de lojas; 46-Convites de casamento, aniversário, chá de bebê...; 47- Bilhetes de viagens (!!??); 48- Cartões de Natal,aniversário (faço tudo pela Internet); 49- Saquinhos de biquíne; 50- Contas pagas há mais de 5 anos ou que recebi a cartinha de crédito.

E aí,se animaram pro desafio?

3 comentários:

  1. Eita!!! Fiz o mesmo que vc no feriadão!!!!! Não contei, mas acho que tirei até mais que cinquenta coisas diferentes....
    É muito bom ver a casa em ordem e "livre" de coisas que não usamos, não é???
    Acho que das suas coisas, se me colocasse em sua posição, só não conseguiria tirar a Coleção de borrachas perfumadas (mesmo sem perfume nenhum!)... Rsrsrsrsrsr.... Sempre tive o maior ciúme da minha desde pequenininha... Hj uso a minha coleção (de borrachas e lápis)como elemento decorativo em um vidro enorme no meu escritório... (meu lado criança, hehehe)Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem!! Sabe que esta é a regra básica da organização doméstica? Tenho tido trabalho com minhas clientes na hora de se desfazer de alguns ítens, principalmente roupas...a gente se diverte muito também encontrando relíquias do passado!
    Muito boa a dica!
    Ah! Adorei te ver no calçadão hoje, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Paula,querida,que meninona linda!! Eu fiquei,é ela ou nàã? é...acho que é....é mesmo!! Huahuahua!!!
    E Carol,eu guardava essas borrachas desde dos 8-9 anos...pra quê? dei pra minha sobrinha que amou e disse que já ia estrear no colégio hoje...Bem, foi melhor assim!!! Rsrsrrs...bjos

    ResponderExcluir