quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Dor da Separação


Quando os pequenos completam 7,8 ou 9 meses eles passam a se enxergar como um indivíduo. Como assim? Antes disso os miúdos acreditam que eles e a mãe são a mesma pessoa! Nesse período começa um processo de separação dos dois, o que traz muita angústia e sofrimento ao bebê, conhecido como dor da separação. E dói mesmo! Quando o bebê sofre pela ausência dos seus pais, no seu cérebro ativam-se as mesmas zonas que quando sofre uma dor física!

Leonardo nunca dormiu bem. Desde sua primeira noite, ainda na maternidade, até ontem, meu príncipe nunca me deu uma noite inteira de sono. O problema é que, com a tal dor da separação, a coisa tem piorado...E muito! Leo acorda chorando, às vezes aos gritos. Isso já acontecia antes e teve o diagnóstico de terror noturno. A diferença agora é que ele só se acalma quando vai pro meu colo. Nem o querido papai nem a babá nem o antes infalível Zizu (nosso cachorrinho) acalma o miúdo...Só o colinho da mamãe.


O que se passa na cabecinha dele nesse momento? A mamãe que antes fazia parte dele, que era o seu mundo,sua segurança, hoje não é mais... Ou seja, ela pode, um dia, ir embora e nunca mais voltar. O que fazer pra evitar isso? Chorar, espernear e só se acalmar quando ela voltar. Tem sido cada dia mais difícil sair de casa, colocá-lo pra dormir e ele já começou a estranhar algumas pessoas. Antes parecia um vira-lata! Hahhahha...Ia pra qualquer um! Hoje não.

E o que a gente pode fazer a respeito? Nessa idade não adianta dizer que a mamãe vai voltar... Ele tem que aprender através de brincadeiras que o que sai do campo de visão nem sempre foi embora! É a hora das brincadeiras do “Cadê? Achou!”, de deixá-lo derrubar as coisas no chão e devolvê-las (cansa um bocado, mas é importante pra que ele saiba que os objetos que somem do campo de visão, voltam a aparecer), de falar ou cantar com ele no quarto ao lado (ele não te vê, mas começa a associar que se sua voz está lá,a mamãe também está) e deixá-lo seguir você pela casa,se ele já engatinha.

E paciência. Muita paciência. Sento com ele 4, 5, 6 vezes madrugada adentro até ele se acalmar. Aí aproveito pra cheirar a cabecinha, botar a mãozinha na minha boca, massagear os pezinhos, alisar a barriguinha...Sei que rapidinho meu baby será um menininho e daí pra virar um rapazinho, um homenzinho é um pulo! Tenho que aproveitar esses cansativos momentos pra abraçá-lo todinho no meu colo enquanto ele ainda cabe por aqui... E como diz aquela frase: me ame quando eu menos merecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário